Queridos irmãos e irmãs, os 12 discípulos de Jesus enfrentaram perseguições e martírios por espalharem o Evangelho. Eles morreram de formas trágicas, mas suas vidas deixaram um legado eterno. Vamos conhecer com detalhes como, onde e por quem cada um deles foi morto, e suas idades aproximadas.
1. Pedro (Simão Pedro)
Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, sob ordem do imperador Nero, por volta de 64-68 d.C.. Ele pediu para ser crucificado dessa forma porque não se considerava digno de morrer como Jesus. Tinha cerca de 65-70 anos. (João 21:18-19)
2. André
André, irmão de Pedro, foi crucificado em uma cruz em forma de "X" em Patras, na Grécia, por volta de 60 d.C.. Ele foi morto por autoridades romanas locais devido à sua pregação. Sua idade estimada era 70 anos.
3. Tiago, filho de Zebedeu
Tiago foi decapitado em Jerusalém por ordem de Herodes Agripa I, por volta de 44 d.C.. Ele foi o primeiro apóstolo martirizado. Sua idade era de aproximadamente 40-45 anos. (Atos 12:1-2)
4. João, irmão de Tiago
João, o único apóstolo que não sofreu morte violenta, foi exilado na ilha de Patmos por ordem de imperadores romanos, provavelmente Domiciano. Ele morreu de causas naturais em Éfeso por volta de 100 d.C., com cerca de 90-100 anos.
5. Filipe
Filipe foi crucificado em Hierápolis, na atual Turquia, por ordem de autoridades romanas locais, por volta de 80 d.C.. Ele morreu com cerca de 85 anos, por pregar contra a idolatria.
6. Bartolomeu (Natanael)
Bartolomeu foi esfolado vivo e decapitado na Armênia por líderes locais que rejeitaram sua mensagem, por volta de 70 d.C.. Ele tinha aproximadamente 70-75 anos.
7. Tomé (Dídimo)
Tomé foi transpassado por lanças na Índia por ordem de sacerdotes brâmanes, que ficaram furiosos com suas conversões ao cristianismo, por volta de 72 d.C.. Ele morreu com cerca de 70 anos.
8. Mateus (Levi)
Mateus foi martirizado na Etiópia, por ordem de autoridades locais, por volta de 60 d.C.. Ele foi morto com uma espada enquanto pregava o Evangelho. Sua idade era de aproximadamente 60-70 anos.
9. Tiago, filho de Alfeu (Tiago Menor)
Tiago foi apedrejado e golpeado com um bastão em Jerusalém por ordem de autoridades religiosas judaicas, por volta de 62-66 d.C.. Ele tinha cerca de 60 anos e era conhecido por sua liderança na Igreja.
10. Judas Tadeu (ou Tadeu)
Judas Tadeu foi morto na Pérsia (atual Irã), golpeado com um machado por ordem de líderes religiosos persas, por volta de 65 d.C.. Ele tinha cerca de 60 anos.
11. Simão, o Zelote
Simão foi serrado ao meio na Pérsia (atual Irã) por ordem de líderes religiosos locais, por volta de 65-70 d.C.. Ele morreu com cerca de 70 anos.
12. Judas Iscariotes
Judas Iscariotes, que traiu Jesus, cometeu suicídio enforcando-se, consumido pela culpa após a traição (Mateus 27:3-5). Sua idade estimada era entre 30-40 anos. Ele não foi martirizado como os outros apóstolos.
A história dos apóstolos é um testemunho de coragem e fé inabalável. Eles enfrentaram martírios por amor a Cristo e pela missão de espalhar o Evangelho. Suas vidas nos inspiram a permanecer firmes na nossa fé, independentemente das adversidades.
Que possamos aprender com seus exemplos e viver com a mesma determinação e entrega ao Senhor. Amém!