1. Quem descobre o significado destas palavras não experimentará a morte.
2. Aquele que busca deve continuar buscando até encontrar. Quando encontrar, ficará perturbado. Quando for perturbado, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo.
3. O Reino de Deus está dentro de vocês e fora de vocês. Quando vocês se conhecerem, serão conhecidos e compreenderão que são filhos do Deus vivo. Mas se não se conhecerem, estarão na pobreza e serão a pobreza.
4. Um homem idoso não hesitará em perguntar a uma criança de sete dias o lugar da vida, e ele viverá. Muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão um só.
5. Conheça o que está à sua frente, e o que está oculto será revelado. Pois não há nada escondido que não será manifestado.
6. Meus discípulos perguntaram: 'Desejamos saber o lugar onde você está, pois é necessário que o procuremos'. Jesus disse: 'Aquele que tem ouvidos, ouça! Há luz dentro de um homem de luz, e ele ilumina o mundo inteiro. Se ele não brilha, é escuridão.'
7. Feliz é o leão que o homem come, pois o leão se tornará humano. Maldito é o homem que o leão come, pois o leão ainda será humano.
8. O homem é como um pescador sábio que lança sua rede ao mar, puxa-a cheia de peixes pequenos, mas encontra um grande e excelente peixe. Ele devolve todos os pequenos e guarda o grande.
9. Contemple, há um semeador que saiu com uma mão cheia de sementes. Algumas caíram no caminho, algumas foram comidas por pássaros, outras secaram, e algumas caíram em solo bom e produziram uma colheita cem vezes maior.
10. Eu joguei fogo sobre o mundo, e estou cuidando até que ele queime.
11. Este céu passará, e aquele acima dele também. Os mortos não estão vivos, e os vivos não morrerão.
12. Os discípulos disseram a Jesus: 'Sabemos que você nos deixará. Quem será nosso líder?' Jesus respondeu: 'Onde quer que estejam, procurem Tiago, o Justo, por quem o céu e a terra existem.'
13. Jesus perguntou aos discípulos: 'Compare-me a algo e diga a quem eu sou.' Simão Pedro respondeu: 'Você é como um anjo justo.' Mateus disse: 'Você é como um filósofo sábio.' Tomé disse: 'Mestre, minha boca é incapaz de dizer quem você é.'
14. Se vocês jejuarem, cometerão pecado; se orarem, serão condenados; se derem esmolas, corromperão seus espíritos.
15. Quando vocês virem alguém que não nasceu de mulher, prostrar-se-ão e o adorarão. Esse é o seu Pai.
16. Talvez os homens pensem que vim lançar paz sobre o mundo. Eles não sabem que vim lançar divisões: fogo, espada e guerra.
17. Eu lhes darei o que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mão tocou, e o que nunca entrou no coração do homem.
18. Os discípulos disseram: 'Conte-nos sobre o nosso fim.' Jesus respondeu: 'Vocês descobriram o início, então o fim será onde o início está. Abençoado aquele que está no início: ele conhecerá o fim e não provará a morte.'
19. Feliz é aquele que era antes de existir.
20. Se vocês se tornarem meus discípulos e ouvirem minhas palavras, estas pedras lhes servirão. Pois no paraíso há cinco árvores imortais que não mudam nem verão o outono. Quem as conhece não provará a morte.
36. Não se preocupe da manhã à noite e da noite até a manhã com o que você vestirá.
37. Seus discípulos perguntaram: 'Quando você se manifestará a nós, e quando o veremos?' Jesus disse: 'Quando você se despir sem se envergonhar e colocar suas roupas sob seus pés como crianças pequenas, então você verá o Filho do Vivo e não terá medo.'
38. Muitas vezes vocês desejam ouvir essas palavras que eu digo, mas vocês não têm ninguém para ouvi-las de vocês.
39. Os fariseus e os escribas tomaram as chaves do conhecimento e as esconderam. Eles não entraram, nem permitiram que outros entrassem. Vocês devem ser sábios como as serpentes e puros como as pombas.
40. Uma videira foi plantada fora do Pai. Uma vez que não é forte, será arrancada pelas raízes e destruída.
41. Quem tem algo em sua mão receberá mais. Quem não tem nada será despojado até do pouco que tem.
42. Torne-se um passante.
43. Seus discípulos disseram: 'Quem é você para nos dizer essas coisas?' Jesus disse: 'Você não sabe quem eu sou pelaquilo que eu digo a você? Mas você se tornou como os judeus: eles amam a árvore, mas odeiam seu fruto.'
44. Jesus disse: 'Quem blasfemar contra o Pai será perdoado, quem blasfemar contra o Filho será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado nem na Terra nem no céu.'
45. Uvas não são colhidas de espinhos, nem figos de cardos. Eles não produzem frutos. Um homem bom traz coisas boas de seu tesouro; um homem mau traz coisas más de seu coração maligno.
46. Desde Adão até João Batista, entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista. Mas eu disse: aquele que for pequeno no Reino dos Céus é maior do que João.
47. Um homem não pode montar dois cavalos ou esticar dois arcos. Um escravo não pode servir a dois senhores. Ele honrará um e desprezará o outro.
48. Jesus disse: 'O vinho novo não é colocado em odres velhos, ou podem se romper. O vinho velho não é colocado em odres novos, ou pode ser estragado.'
49. Quem bebe do vinho antigo deseja o novo? Não. Ele dirá: 'O antigo é melhor.'
50. Se eles disserem a você: 'De onde você veio?', diga-lhes: 'Viemos da luz, do lugar onde a luz surgiu sozinha.'
51. Jesus disse: 'Se eles disserem: "Está no céu", os pássaros o precederão. Se disserem: "Está no mar", os peixes o precederão. O Reino está dentro de você e fora de você.'
52. Os discípulos disseram: 'Vinte e quatro profetas falaram em Israel, e todos falaram de você.' Ele disse: 'Você negligenciou o que está vivo na sua frente e falou do morto.'
53. Seus discípulos perguntaram: 'A circuncisão é útil ou não?' Ele disse: 'Se fosse útil, seu pai os teria gerado circuncisos.'
54. Jesus disse: 'Bem-aventurados os pobres, pois o Reino dos Céus é deles.'
55. Jesus disse: 'Quem não odiar seu pai e sua mãe não pode ser meu discípulo.'
56. Quem conheceu o mundo descobriu um cadáver, e o mundo não é digno de quem descobriu o cadáver.
57. O Reino do Pai é como um homem que tinha uma boa semente. Seu inimigo veio à noite e semeou joio no meio da boa semente.
58. Jesus disse: 'Bem-aventurado aquele que suportou provações. Ele encontrou vida.'
59. Jesus disse: 'Procure e encontrará. Há coisas que não são manifestadas a você porque você ainda não perguntou.'
60. O Reino do Pai é como um comerciante que encontrou uma pérola. Ele vendeu tudo e comprou aquela pérola sozinha.
61. Jesus disse: 'O Reino do Pai é como um homem que tinha um tesouro escondido em um campo. Ele encontrou e vendeu tudo o que tinha.'
62. Jesus disse: 'Eu sou a luz que está sobre tudo. Eu sou o Todo. Tudo veio de mim e tudo retornará a mim.'
63. Jesus disse: 'Bem-aventurado aquele que viu o Filho do Homem.'
64. Um homem rico tinha muitos bens. Ele disse: 'Usarei meus bens para semear, plantar e encher meus celeiros.' Mas naquela noite ele morreu.
65. Jesus disse: 'Havia um homem bom com uma videira plantada. Ele a alugou a trabalhadores para que a cultivassem. Quando chegou o tempo da colheita, ele enviou seu servo para que recebessem os frutos. Eles o espancaram.'
66. Jesus disse: 'Mostre-me a pedra que os construtores rejeitaram. Essa pedra será a principal.'
67. Jesus disse: 'Quem conhece o Todo, mas falha em conhecer a si mesmo, falha em tudo.'
68. Bem-aventurado aquele que odeia seu próprio corpo, pois ele será salvo.
69. Jesus disse: 'Eu destruí esta casa, e ninguém a poderá reconstruir.'
70. Jesus disse: 'Bem-aventurado aquele que se levantou antes que o mundo fosse feito.'
71. Jesus disse: 'Eu destruirei esta casa, e ninguém será capaz de reconstruí-la.'
72. Um homem disse a ele: 'Diga a meus irmãos para dividirem os bens de meu pai comigo.' Jesus respondeu: 'Homem, quem me fez repartidor?' Ele se voltou para os discípulos e disse: 'Eu não sou um repartidor, sou um unificador.'
73. Jesus disse: 'A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peça ao Senhor que envie trabalhadores para a colheita.'
74. Jesus disse: 'Ó Senhor, há muitos ao redor do poço, mas não há ninguém na fonte.'
75. Jesus disse: 'Há muitos que estão à porta, mas os solitários entrarão na câmara nupcial.'
76. O Reino do Pai é como um comerciante que tinha mercadorias. Ele encontrou uma pérola e vendeu as mercadorias para comprá-la.
77. Jesus disse: 'Eu sou a luz que está sobre todos. Eu sou o Todo. Tudo veio de mim e tudo retornará a mim.'
78. Jesus disse: 'Bem-aventurado aquele que era antes de existir.'
79. Jesus disse: 'Bem-aventurado o homem que sofreu; ele encontrou vida.'
80. Jesus disse: 'Olhem para o Vivente enquanto estiverem vivos, para que não morram e procurem vê-lo sem poder vê-lo.'
81. Jesus disse: 'Aquele que tem riqueza deve governar, e aquele que tem poder deve renunciar.'
82. Jesus disse: 'Aquele que está perto de mim está perto do fogo, e aquele que está longe de mim está longe do Reino.'
83. Jesus disse: 'Imagens são visíveis para o homem, mas a luz nelas está oculta na imagem da luz do Pai.'
84. Jesus disse: 'Quando vocês virem a sua semelhança, ficarão felizes. Mas quando virem suas imagens que vieram à existência antes de vocês, que nem morrem nem se manifestam, quão grande vocês serão!'
85. Jesus disse: 'Adão veio a existir de uma grande força e grande riqueza, mas ele não era digno de vocês. Pois, se ele fosse digno, não teria experimentado a morte.'
86. Jesus disse: 'As raposas têm suas tocas e os pássaros têm seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça e descansar.'
87. Jesus disse: 'Miserável é o corpo que depende de um corpo, e miserável é a alma que depende de ambos.'
88. Jesus disse: 'Os anjos e os profetas virão até vocês e lhes darão o que é seu. Vocês também devem dar-lhes o que está em suas mãos e dizer: "Quando vocês virão e tomarão o que é seu?"'
89. Jesus disse: 'Por que lavam o exterior da taça? Vocês não entendem que aquele que fez o interior é o mesmo que fez o exterior?'
90. Jesus disse: 'Venham a mim, pois meu jugo é suave e meu domínio é gentil.'
91. Jesus disse: 'Eles dirão que o Reino está no céu. Então os pássaros do céu o precederão. Eles dirão que está no mar. Então os peixes o precederão. Mas o Reino de Deus está dentro de vocês.'
92. Jesus disse: 'Vocês verão coisas maravilhosas e dirão: "Não acreditávamos que veríamos coisas tão grandes!"'
93. Jesus disse: 'Os reinos deste mundo passarão, mas a luz não passará.'
94. Jesus disse: 'Feliz aquele que existe antes de existir.'
95. Jesus disse: 'Vocês veem o cisco no olho de seu irmão, mas não veem a trave em seu próprio olho. Quando tirarem a trave do próprio olho, poderão ver claramente para tirar o cisco do olho de seu irmão.'
96. Jesus disse: 'Eu me revelo a quem me ama. Para aqueles que buscam, eu me manifesto.'
97. Jesus disse: 'A colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos.'
98. Jesus disse: 'Eu lhes dou aquilo que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração não compreendeu.'
99. Jesus disse: 'Eu estou na luz do Pai. Qualquer um que estiver comigo não andará nas trevas.'
100. Jesus disse: 'O Reino de Deus é como uma semente de mostarda. Pequena, mas cresce para abrigar os pássaros do céu.'
101. Jesus disse: 'Quem se torna pequeno como uma criança entrará no Reino.'
102. Jesus disse: 'O Reino está escondido, mas aqueles que o encontrarem não poderão escondê-lo novamente.'
103. Jesus disse: 'Aqueles que forem grandes serão feitos pequenos, e os pequenos serão feitos grandes.'
104. Jesus disse: 'Eu destruí esta casa e ninguém a pode reconstruir.'
105. Jesus disse: 'Seja luz. Pois aqueles que seguem a luz nunca andarão nas trevas.'
106. Jesus disse: 'Eu sou o pão da vida. Quem comer deste pão viverá para sempre.'
107. Jesus disse: 'Se vocês trouxerem à luz o que está dentro de vocês, o que trouxerem os salvará.'
108. Jesus disse: 'Bem-aventurado aquele que é humilde, pois ele verá a Deus.'
109. Jesus disse: 'A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho for bom, todo o corpo será cheio de luz.'
110. Jesus disse: 'Felizes são os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.'
111. Jesus disse: 'Eu sou a videira, vocês são os ramos. Aquele que permanece em mim dará muito fruto.'
112. Jesus disse: 'O Pai está em mim e eu estou no Pai.'
113. Jesus disse: 'O Reino não virá de forma visível. Ele está dentro de vocês.'
114. Jesus disse: 'Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Quem for digno me verá.'
Evangelho de Tomé - Os 114 Ditos de Jesus
-