Quem foi Filipe?
Filipe foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. Ele nasceu em Betsaida, a mesma cidade natal de Pedro e André, localizada na região da Galileia. Seu nome é de origem grega e significa "amigo dos cavalos", indicando a influência cultural helenística na região.
Filipe é mencionado no Evangelho de João como um seguidor fervoroso e questionador, sempre buscando compreender mais profundamente a missão de Jesus. Ele desempenhou um papel importante ao conectar pessoas a Cristo, mostrando zelo e desejo de compartilhar a boa nova.
Como Filipe conheceu Jesus?
Filipe foi chamado diretamente por Jesus, que lhe disse:
(João 1:43). Imediatamente, Filipe obedeceu e tornou-se discípulo do Mestre. Após seu chamado, ele procurou seu amigo Natanael (também conhecido como Bartolomeu) e disse:"Segue-me"
(João 1:45)."Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José"
Na época de seu chamado, Filipe tinha cerca de 30 a 40 anos, idade comum entre os homens que assumiam responsabilidades religiosas e sociais.
A Relação de Filipe com Jesus e os Outros Apóstolos
Filipe era um discípulo zeloso e curioso, buscando sempre compreender o propósito de Jesus. Ele desempenhou um papel importante em momentos significativos, como:
- Na multiplicação dos pães e peixes, foi a Filipe que Jesus perguntou:
, testando sua fé (João 6:5-7)."Onde compraremos pão, para que estes comam?"
- Filipe também trouxe alguns gregos que queriam ver Jesus, mostrando sua disposição em levar todos, judeus e gentios, ao Mestre (João 12:20-22).
Ele tinha uma personalidade prática, mas às vezes demonstrava falta de entendimento espiritual, como quando pediu a Jesus:
, ao que Jesus respondeu:"Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta"
(João 14:8-9). Essa interação revela o desejo de Filipe de compreender profundamente a natureza de Deus."Quem me vê a mim vê o Pai"
O Que Filipe Fez Após a Morte e Ressurreição de Jesus?
Após a ressurreição de Jesus e o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, Filipe dedicou-se a pregar o evangelho. Segundo a tradição, ele evangelizou em regiões como:
- A Frígia (atual Turquia).
- A Síria.
- A Grécia.
Filipe pregava com ousadia e realizou milagres, levando muitos à conversão. Ele foi um dos primeiros a quebrar barreiras culturais e religiosas, espalhando a mensagem de Cristo para os gentios.
Como Filipe Morreu?
Filipe morreu como mártir por sua fé. Segundo a tradição, ele foi crucificado em Hierápolis, uma cidade na Ásia Menor (atual Turquia), por volta do ano 80 d.C. Em algumas versões, ele teria sido pregado de cabeça para baixo, semelhante ao apóstolo Pedro. Filipe tinha cerca de 70 a 75 anos quando faleceu.
O Legado de Filipe
Filipe é lembrado como o apóstolo que buscava unir as pessoas a Jesus, mostrando zelo em apresentar Cristo tanto a amigos como a estrangeiros. Sua vida reflete uma fé ativa, com momentos de dúvida, mas sempre buscando maior compreensão e proximidade com Deus.
Seu exemplo nos inspira a compartilhar o evangelho com paixão e a não ter medo de fazer perguntas, confiando que Jesus é a resposta para todos os nossos anseios. Como está escrito:
(João 14:6)."Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim"
Que possamos seguir o exemplo de Filipe, sempre apontando os outros para Jesus!